Defesa Civil: Panambi decreta situação de emergência em decorrência das chuvas da última semana
Panambi decretou na sexta-feira (10), situação de emergência devido às intensas chuvas que assolaram o município nas últimas semanas. A decisão foi tomada com o objetivo de concentrar esforços no reestabelecimento de estradas e oferecer suporte aos agricultores que tiveram perdas em lavouras, além de danos causados em pontos específicos da cidade.
Conforme laudos da Defesa Civil, ao atingir níveis críticos, os rios do município alagaram extensas áreas, causando erosão em lavouras, inundações, alagamentos, enxurradas, prejuízos nas estradas rurais e instabilidade nas redes de telefonia e Internet. Pontilhões e bueiros do município também sofreram danos consideráveis, prejudicando a mobilidade, acesso a comunidades locais e o transporte escolar. Ainda foram registrados desabamentos de muros e de barrancos em bairros, águas de alagamentos invadiram residências e famílias estiveram temporariamente desalojadas, além da interdição de vias por alagamentos e transbordamento de rios e arroios.
O decreto de situação de emergência visa acelerar a resposta às necessidades imediatas, permitindo a mobilização eficiente de recursos e esforços para reparos na infraestrutura danificada, e possibilita que produtores rurais afetados possam acessar o seguro de safras e que empresas considerem a prorrogação de prazos para pagamento de tributos, ofertados pelos Governos Estadual e Federal.
Conforme o Prefeito Daniel Hinnah, Panambi não havia emitido Decreto referente a estes eventos climáticos, porém manteve o Sistema de Informações de Desastres (S2id) atualizado, tendo sido, por isso, incluído automaticamente pelo Governo do Estado no Decreto Estadual de Situação de Calamidade. Agora, passados alguns dias, a orientação da Defesa Civil foi de atualização por Decreto Municipal, para enquadramento na Situação de Emergência de nível 2, conforme os danos sociais e econômicos sofridos.