Defesa Civil de Panambi divulga Nota de Esclarecimento 

Diante da manifestação distorcida de entendimento por parte de algumas pessoas a respeito do Decreto de Emergência em Panambi, a Defesa Civil esclarece:  

1º) O município de Panambi jamais solicitou, mas foi incluído automaticamente pelo Estado à lista de cidades em Calamidade Pública. Isso ocorreu em um primeiro momento com a intenção do Governo Estadual facilitar medidas emergenciais na faixa geográfica onde houve maiores volumes de chuva, havendo, obviamente, previsão de revisão desta lista em uma segunda fase. 

2º) Embora a inclusão na lista de Calamidade permitisse à Panambi o acesso a recursos federais, isso jamais ocorreu! Justamente porque a Administração Municipal sempre teve consciência de que não havia tal necessidade local e os recursos deviam ser destinados às cidades afetadas por catástrofes. 

3º) Durante as chuvas de grande volume, a Defesa Civil de Panambi seguiu registrando todo impacto econômico nas lavouras e em diversas áreas de negócios no âmbito municipal. A inserção destes dados no Sistema Nacional é fundamental para que agricultores possam acessar seguro e mesmo renegociar financiamentos, bem como indústria, comércio e serviços, sobretudo as pequenas empresas, possam ter algum alívio no recolhimento de tributações.  

4º) Ao chegar o momento da revisão, justamente para sair do nível de Calamidade, e manter as condições legais aos agricultores e empresas para lidar com seus danos, o município de Panambi Decretou Situação de Emergência, ou seja: enquadrou-se no nível abaixo de Calamidade.