Panambienses são alvo de tentativa de golpe

Vários panambienses informaram que estão recebendo ligações via WhatsApp ,onde os golpistas  entram em contato fingindo ser um empregado ou gerente do banco e avisa sobre uma suposta compra realizada com o cartão do cliente. Na conversa, além de confirmar dados pessoais, o criminoso pede informações como número do cartão e  no Valor Verificador de Cartão (CVV).

Na mensagem, o golpista usa o nome da Caixa Econômica Federal  ou de outro banco, informando que: “Compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida”. Dizem que para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800.

Como a compra é falsa, ao ligar para a falsa central de atendimento, o golpista diz que a transação está em análise e que por isso ainda não aparece na fatura do cliente. E que para resolver o assunto, o consumidor deve fazer uma transação para regularizar o problema, ou ainda pede dados pessoais, como número de conta e senha, para cancelar a operação.

A Caixa Econômica Federal alerta que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações. Também nunca ligam e pedem para que clientes façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta e nem para fazer um estorno de transação através de um telefonema

Se o cliente tiver alguma dúvida deve ligar para os canais oficiais de seu banco ou para seu gerente.