As habilidades necessárias para ter sucesso na era da inteligência artificial

O mercado de trabalho está mudando mais rápido do que nunca, e muitos dos empregos que existem hoje vão desaparecer em breve.Há dois fatores principais que estão provocando esta reviravolta, de acordo com um estudo recente do Fórum Econômico Mundial: o surgimento de novas tecnologias e automação e a transição para a economia verde. A previsão é de que o rápido avanço de novas tecnologias, como big data, computação em nuvem e inteligência artificial, leve a mudanças drásticas no mercado de trabalho.

A boa notícia é que a chegada de novas tecnologias impulsiona a economia como um todo e, ao mesmo tempo em que acaba com alguns empregos, gera muitos outros. Afinal, quando uma empresa consegue ganhar mais com menos recursos, ela se expande naturalmente. Pesquisadores do Fórum Econômico Mundial dizem que quase um quarto de todas as profissões atuais vão mudar nos próximos cinco anos.

O conhecimento técnico é uma das principais habilidades a serem adquiridas para obter uma vantagem competitiva no novo mercado de trabalho. Isso não significa que todo mundo tenha que saber linguagens de programação ou entender as complexidades do machine learning (aprendizado das máquinas). O conhecimento técnico é uma das principais habilidades a serem adquiridas para obter uma vantagem competitiva no novo mercado de trabalho. Isso não significa que todo mundo tenha que saber linguagens de programação ou entender as complexidades do machine learning (aprendizado das máquinas).

Empregos que podem estar com os dias contados

*Muitos empregos logo vão começar a desaparecer do mercado. São trabalhos que estão se tornando cada vez mais fáceis de automatizar.

*A seguir, está uma lista de empregos que potencialmente vão desaparecer do mercado de trabalho em breve:

– Atendimento ao cliente (caixas, vendedores, consultores etc.);

– Área administrativa de escritórios (devido ao aumento do trabalho remoto);

– Processamento de dados (escriturários na área de estatística, finanças, digitadores, tradutores técnicos);

– Contabilidade;

– Trabalhadores de fábrica que realizam tarefas repetitiva

Fonte- BBC News- Brasil.