Eclipse lunar: veja o horário e como assistir ao fenômeno de 17 e 18 de setembro, visível em todo o Brasil

Durante aproximadamente quatro horas, entre a noite de terça-feira (17) e o início da madrugada de quarta (18), acontecerá um  eclipse lunar parcial, e o fenômeno será visível em todo o Brasil. No entanto, a observação poderá ser prejudicada por condições meteorológicas, como a formação de nuvens e chuva, e pela fumaça das queimadas que afetam o Brasil e países vizinhos como Argentina, Bolívia e Paraguai.

Um eclipse lunar acontece quando a Terra está alinhada com o Sol e a Lua, posicionada entre os dois astros. É quando a Terra projeta sua sombra e encobre parte da superfície do satélite.

— A Lua passa no meio dessa sombra. Se ela entra inteira na sombra, que é um cone, então temos um eclipse total. Quando só um pedaço desse cone de sombra encobre a Lua, temos um eclipse parcial — explica Claudio Bevilacqua, físico do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O próximo eclipse lunar parcial terá duração de quatro horas e seis minutos. O início está previsto para as 21h41min de terça-feira, com término por volta de 01h47min de quarta-feira, indicam cálculos do Observatório Astronômico da UFRGS. A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) projeta que o ápice do fenômeno será entre 23h11min e 00h15min.

Fonte: GZH