Qualidade do ar em Panambi é considerada insalubre para grupos sensíveis nesta segunda-feira
A fumaça das queimadas que atingem o Brasil retorna ao Sul do país nesta primeira semana da primavera. Segundo a MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul deve ser o estado mais afetado nos próximos dias.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam mais de 71 mil focos de calor por queimadas no Brasil neste mês.
Além disso, a fumaça das queimadas na Bolívia se junta ao “corredor de vento” que atingirá o Sul.
A fumaça estará presente quase todos os dias no Rio Grande do Sul, pelo menos entre esta segunda-feira (23) e quinta-feira (26).
Em Panambi, segundo o Instituto IQAir a qualidade do ar é considerada insalubre para grupos sensíveis. A Cidade das Máquinas registra nesta segunda-feira índice de 158 partículas de poluição. Para amanhã o índice será de 126 e quarta-feira de 102 partículas de poluição.
Com essa condição de ar, a recomendação é de que a população em geral evite exercícios ao ar livre e use purificadores de ar. A indicação de uso de máscara se mantém somente para grupos sensíveis.
Com a volta da chuva na quinta-feira, a qualidade do ar deve melhorar, segundo a Metsul. Naquele dia devem ser registradas 79 partículas o que considerado moderado e sexta-feira 44 partículas com a qualidade do ar sendo considerada boa.