Nova onda de golpes envolve CNHs usando o nome do Detran.
Depois que a Emissora Sulbrasileira noticiou sobre o Golpe da Multa que foi vítima um panambiense , dezenas de motoristas tem procurado Escritórios de Advogados de Panambi para informar que estão recebendo notificações de infrações e que devem pagar imediatamente a multa para não ter a CNH suspensa.
Conforme a publicação da Sulbrasileira, os estelionatários se utilizam de dados reais de pessoas, e, usando o nome do Detran (sem especificar o estado) dizem que a CNH da pessoa está em processo de suspensão/cassação. Em seguida, direcionam a vítima a acessar um link para evitar desbloquear o documento, mediante um valor que varia em torno de R$168,90, às vezes mais e outras vezes menos.
Nestas mensagens, os golpistas usam o nome “Detran” e dados reais de condutores, objeto de outro crime de vazamento de dados, do banco de dados oficiais.
Em caso de processos de suspensão ou de cassação do direito de dirigir, a forma correta de informação aos condutores é através de documento oficial, com o timbre do órgão e a identificação da autoridade coatora, o órgão é identificado pelo nome seguido da sigla do estado de origem. A intimação é enviada por intermédio do sistema de correios e telégrafos. Jamais os órgãos do DETRAN enviarão uma mensagem por WhatsApp, muito menos um simples boleto para regularização do documento.
A regularização do documento de habilitação é feita através de um curso de reciclagem de 30 horas aula e uma prova para, somente, após a aprovação, ter seu direito de dirigir restabelecido.
Uma das formas do golpe é uma mensagem, com o nome completo e a data de nascimento da vítima com a informação de que existe uma multa que não foi contestada e irá suspender/cassar a CNH. Em seguida direciona a vítima para um link que irá gerar um boleto para pagamento de uma taxa para regularização imediata. Não acesse em nenhum link, quando surgir dúvidas consulte um especialista na área ou compareça pessoalmente a um CFC que lhe será fornecida a informação correta da situação de sua CNH.
CONFIRA O PASSO A PASSO DO GOLPE.
Primeiro vem esta mensagem ou uma mensagem com o mesmo objetivo