Instabilidade chega ao Estado nesta terça-feira (24)
A MetSul Meteorologia alerta para um episódio de chuva muito volumosa em parte do Rio Grande do Sul até a quinta-feira. O alerta é um reforço aos avisos que a MetSul tem feito desde o final da semana passada sobre precipitações freqüentes e com altos volumes em algumas regiões gaúchas no decorrer desta semana. A instabilidade não irá trazer chuva volumosa em todo o Estado, coimo em Panambi, por exemplo, mas em algumas regiões os acumulados vão ser excessivos e devem ficar próximos da média histórica de precipitação de agosto todo em apenas 72 horas.
O cenário deve começar a mudar nesta terça-feira à medida que a chuva deve avançar em direção ao Norte, mas ainda atuando mais na Metade Sul e em parte do Oeste. Cidades do Noroeste e do Norte do Estado podem ter pela primeira vez chuva após vários dias com ar seco, quente e fumaça, mas as precipitações serão irregulares e mal distribuídas.
A instabilidade mais intensa no estado gaúcho, entretanto, deverá ocorrer entre quarta e as primeiras horas da quinta-feira. Será quando os maiores volumes de chuva devem ser registrados em várias regiões. Para Panambi, a previsão é de precipitação acumulada entre 40 mm e 50 mm.O risco maior neste episódio de instabilidade é chuva volumosa em parte do Rio Grande do Sul, mas não podem ser descartados temporais isolados. A chuva em muitos locais virá com raios e trovoadas, o que pode trazer granizo isolado junto e ocasional vendaval localizado, sobretudo na Metade Norte no caso do vento.
Na quinta, apesar de chuva em parte do dia em algumas regiões, o tempo deve firmar na maior parte do estado gaúcho com o ingresso de ar seco e frio que depois garantirá uma sequência de dias de sol e temperatura agradável.
Fonte: MetSul
Redação :Sulbrasileira