Segue a votação da Consulta Popular 2024
A votação da Consulta Popular 2024 vai até às 23h59 de sexta-feira (6/12). Essa é a última etapa do processo participativo, pelo qual são definidas prioridades regionais que serão incorporadas ao Orçamento do Estado. Além do portal on-line, os cidadãos poderão usar o aplicativo WhatsApp, por meio do número (51) 3210-3260, para eleger as ações que consideram essenciais.
Em seguida, o cidadão será encaminhado à cédula de votação regional, que contém entre duas e seis ações, definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas Assembleias Ampliadas, realizadas em novembro em todos os Coredes.
Neste ano, o governo estadual investiu R$ 60 milhões na Consulta, valor distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
Na região do COREDE Norc – Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, dentre as propostas constantes na cédula, a proposta número três beneficiará Panambi. A ideia central é viabilizar um novo espaço para um centro de convivência aos idosos em Panambi. Cada cidadão poderá votar em uma só proposta. pelo site consultapopular.rs.gov.br.
Podem participar da votação os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, sendo permitido escolher apenas um dos programas ou ações listados na cédula. A votação ocorrerá exclusivamente de forma digital, por meio do Portal da Consulta Popular, sendo necessário informar o número do título de eleitor.
Até o meio dia de terça-feira (03) em Panambi,245 eleitores haviam votado representando 0,76%.
O presidente do COMUDE, Marcelo Winterfeld revelou que hoje os números devem ser atualizados, lembrando que para Panambi receber recursos da Consulta Popular precisa alcançar 2% do eleitorado na votação, ou em torno de 700 votantes.