Reajuste dos aposentados que ganham acima do salário mínimo será de 4,77%
O IBGE divulgou na sexta-feira, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de 2024. Ficou em 4,77%. Este indicador é usado para corrigir o poder de compra dos salários a partir da variação de preços dos produtos. E é também o que determina o reajuste de aposentados e pensionistas que ganham acima do piso da previdência, que é de um salário mínimo.
Portanto, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS) que ganham mais do que o mínimo, terão sua renda corrigida em 4,77% já nos pagamentos que serão depositados a partir de 3 de fevereiro, conforme o calendário do instituto.
Aqueles que ganham o piso, que são mais de 60% dos aposentados e pensionistas do INSS, já tiveram o reajuste definido. Ele segue o salário mínimo nacional que subiu de R$ 1.412 para R$ 1.518 neste ano. Para estes, os pagamentos começam em 27 de janeiro.
O cálculo do novo salário mínimo levou em conta o INPC acumulado em 12 meses até novembro, de 4,84%, e 2,5% de ganho real, validados pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos atrás. Esse método de reajuste passou a valer neste ano, e foi definido pelas novas regras fiscais aprovadas no final de 2024.