Panambiense foi alvo de tentativa de estelionato
Um panambiense foi alvo de tentativa de golpe. A vítima informou à Redação da Sulbrasileira que recebeu ontem uma ligação telefônica, através de um número 0800, informando que seu CPF estaria prestes a ser cancelado e que o recebimento de seu benefício seria bloqueado. No contato, o golpista que se passava por funcionário do banco, informou que, em caso de dúvidas e para evitar os bloqueios deveria retornar a ligação para o mesmo número 0800 para evitar que seu beneficio fosse suspenso.
O panambiense suspeitou que poderia se tratar de um golpe , mas, mesmo assim retornou a ligação, questionando o falso atendente para que fornecesse maiores informações sobre o suposto alerta Então, o interlocutor desligou o telefone imediatamente. O panambiense informou que, até o momento, não teve nenhum prejuízo financeiro e foi orientado pela Redação da Sulbrasileira a proceder no registro da ocorrência na Delegacia de Polícia.
As instituições financeiras alertam que, ligações recebidas por clientes as quais solicitam qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências não são práticas das instituições financeiras, portanto, os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma ativa e espontânea.
– Os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nessas ligações.
– Os bancos nunca ligam para pedir aos clientes que façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento.
O conselho e para que os clientes sempre que receberem esse tipo de ligação, desconfiem na hora. Desliguem e entrem em contato com a instituição pelos canais oficiais, de preferência de outro telefone, para saber se algo aconteceu mesmo com sua conta.