Alerta para o aparecimento de cobras venenosas em Panambi
Agricultores de Panambi informaram a Redação da Emissora Sulbrasileira que estão aparecendo cobras venenosas em grande quantidade especialmente na Linha Rincão Frente.
Somente em uma propriedade rural foram localizadas 10 cobras sendo 8 da espécie jararaca e duas urutu-cruzeiro .
Os répteis foram capturados e soltos em local distante da residência.
Segundo a informação,na Linha Morengaba, um agricultor foi buscar lenha no galpão e sofreu o ataque de uma cobra urutu-cruzeiro.
Precisou passar por atendimento médico, permaneceu internado por uma semana e teve um dedo de uma das mãos amputado.
Há informações de que na zona urbana também foram encontrados vários exemplares de cobras especialmente jararaca.
Com a aproximação do inverno, as cobras vão buscar abrigos subterrâneos, como tocas de outros animais (roedores, por exemplo), fendas em rochas, ocos de árvores, embaixo de montes de lenha dentre outros. O objetivo é evitar o frio e o congelamento, mantendo-se em um estado de dormência até a primavera.
De acordo com o Instituto Butantã, a letalidade dos acidentes com jararaca é de 0,4%. Em situações em que o humano picado demora a buscar socorro ou não faz o uso do soro antiofídico, por exemplo, a letalidade subiria para cerca de 20%.
Já a picada da cobra urutu-cruzeiro é grave e pode ter consequências fatais se não tratada adequadamente. A letalidade, ou seja, a probabilidade de morte após uma picada,varia entre 10% e 20% em caso de falta de soro. No entanto, com tratamento adequado, incluindo a aplicação do soro antibotrópico, a taxa de mortalidade é significativamente reduzida.
Os Bombeiros de Panambi orientam como evitar acidentes com cobras:
Manutenção de áreas verdes:
É importante manter as áreas verdes limpas e bem cuidadas, evitando a proliferação de roedores e outros animais que atraem as cobras.
Evitar acúmulo de lixo:
O acúmulo de lixo e entulhos pode criar ambientes favoráveis para a proliferação de roedores e, consequentemente, para o aparecimento de cobras.
Utilização de EPIs:
Em áreas rurais, o uso de equipamentos de proteção individual, como botas e luvas, é fundamental para evitar picadas de cobras, especialmente em atividades que envolvem contato com o solo.
Cuidado em áreas urbanas:
Em áreas urbanas, é importante estar atento à presença de cobras em locais como motores de carros e áreas com vegetação rasteira.
Chamar os bombeiros:
Em caso de encontros com cobras, a recomendação é manter a distância e chamar os bombeiros para realizar o resgate do animal.




Fotos repassadas por um agricultor da Linha Rincão Frente para a redação da Sulbrasileira