Inverno no RS: mais dias frios, possibilidade de neve e variações de temperatura
O inverno de 2025 começa nesta sexta-feira às 23h42 e termina em 22 de setembro, no Rio Grande do Sul será caracterizado por grande variabilidade térmica. Episódios de frio intenso serão intercalados por períodos de aquecimento rápido. Além disso, a estação será marcada por mais dias frios do que o último ano, segundo a Climatempo Meteorologia.
A previsão indica que o frio será mais frequente neste inverno, embora com curta duração. A presença de frentes frias oceânicas será constante, mas algumas frentes continentais também devem avançar sobre o estado, trazendo quedas acentuadas de temperatura.
Madrugadas com temperaturas abaixo dos 10 °C devem ser comuns, especialmente em julho e agosto.
Ainda conforme a Climatempo, a primeira onda de frio significativa está prevista para os últimos dias de junho. Inclusive, há possibilidade de geada generalizada e até ocorrência de neve, que também não está descartada para o mês de agosto.
No entanto, apesar da maior frequência de dias frios, a média das temperaturas deve se manter dentro da normalidade na maior parte do estado. Na Serra Gaúcha e no Extremo Sul, as temperaturas podem ficar ligeiramente acima da média.
Não são esperados episódios prolongados de calor, como os registrados em 2024.
O volume de chuva ao longo da estação deve ficar dentro da média nas regiões Norte e Oeste do estado, e abaixo da média nas áreas Centrais, Sul e Leste.
O mês de junho apresentou episódios de chuva volumosa e generalizada, mas esse comportamento climático não deve se repetir nos próximos meses:
Julho: deve ser mais seco, com predominância de dias estáveis;
Agosto e setembro: devem registrar eventos de instabilidade mais significativos, especialmente nas regiões Norte e Oeste, onde os acumulados podem superar a média mensal.
Fonte: G1