Brigada Militar realiza Operação Hush Up – Combate à Poluição Sonora em Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Frederico Westphalen e Cruz Alta

Na noite de sábado (21) e madrugada de domingo (22) de junho de 2025, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (3º BABM), 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (1º BRBM), 3º Batalhão de Polícia de Choque (3º BPChq), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), unidades de Polícia Ostensiva, Guardas Municipais, Fiscais Municipais e outros órgãos de fiscalização, realizou a Operação Hush Up – Combate à Poluição Sonora, nos municípios de Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Frederico Westphalen e Cruz Alta. A operação leva o nome “Hush Up”, expressão da língua inglesa que significa “faça silêncio”, e tem como objetivo coibir crimes e contravenções relacionados à poluição sonora e à perturbação do sossego alheio, além de orientar a população quanto aos impactos do excesso de ruído na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida. A atuação das equipes visa ainda reforçar a segurança pública, visto que as fiscalizações são realizadas em locais de grande circulação de pessoas, como bares, praças e boates, refletindo também no combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e outros delitos. Ao longo da operação foram realizadas abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos comerciais, com o uso de sonômetros para aferição dos níveis de pressão sonora e aplicação da legislação vigente.

No panorama geral da operação foram fiscalizados 20 estabelecimentos, sendo constatadas 04 contravenções penais por perturbação do sossego, resultando na interdição de 02 locais. As ações totalizaram 338 pessoas abordadas, com a lavratura de 04 boletins de ocorrência circunstanciados por posse de entorpecentes, 06 autos de infração lavrados pelo Corpo de Bombeiros, além de 03 intimações emitidas pela Secretaria da Fazenda e 01 notificação de regularização emitida pela Prefeitura Municipal. Também foram apreendidos 10 equipamentos sonoros.

Em Passo Fundo, a operação foi realizada pelo 3º BABM, 3º RPMon, 1º BRBM, 3º BPChq, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), Guarda Municipal de Trânsito e Fiscais Urbanos, resultando na fiscalização de 03 estabelecimentos, sendo que em todos houve medições sonoras com constatação de contravenção penal, resultando na interdição de um local. Foram abordadas 51 pessoas, com público total estimado em 350 pessoas nos estabelecimentos fiscalizados. A ação resultou na apreensão de 03 equipamentos sonoros, na lavratura de 01 Boletim de Ocorrência por posse de entorpecentes, 03 autos de infração lavrados pelo Corpo de Bombeiros, além de 01 notificação de regularização emitida pela Prefeitura Municipal.

Em Erechim, a operação contou com a participação do 3º BABM, 13º BPM, 1º BRBM, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), Guarda Municipal de Trânsito e Fiscais da Secretaria da Fazenda (Divisão de Fiscalização de Alvarás), onde foram fiscalizados 08 estabelecimentos, com interdição de um local. Foram abordadas 270 pessoas, resultando em 03 Boletins de Ocorrência por posse de entorpecentes. Foram realizadas 02 medições sonoras, ambas dentro dos limites legais.

Em Carazinho, a operação foi desenvolvida pelo 3º BABM, 38º BPM, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), Guarda Municipal de Trânsito e Fiscal da Secretaria da Fazenda, onde foram fiscalizados 03 estabelecimentos. Foram abordadas 13 pessoas, sendo lavrados 03 autos de infração pelo Corpo de Bombeiros Militar e emitidas 03 intimações pela Secretaria da Fazenda.

Em Frederico Westphalen, a ação foi desenvolvida pelo 3º BABM, 37º BPM, Corpo de Bombeiros Militar (7º BBM), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), onde foram fiscalizados 04 estabelecimentos, sendo um deles com medição sonora que resultou em constatação de contravenção penal. As equipes abordaram 04 pessoas e realizaram a apreensão de 07 equipamentos sonoros.

Em Cruz Alta, participaram da operação o 3º BABM. Foram fiscalizados 02 estabelecimentos, posteriormente será efetuado cálculo logaritmo e confeccionado o relatório completo e encaminhados as autoridades interessadas.

Fonte: Comunicação Social – 3º BABM.