Entre 2020 e o 1º semestre de 2025, em Panambi foram registrados 1.637 casos de estelionatos
Os números de casos de estelionato e golpes têm preocupado os panambienses.
Levantamento feito pela Redação da Sulbrasileira junto aos Indicadores Criminais da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SPRS) indica que, no período de 1º de janeiro de 2020 até o dia 30 de junho de 2025, em Panambi foram registradas 1.637 ocorrências de estelionatos.
Os registros foram:
Em 2020- 251 ocorrências;
Em 2022- 357 registros;
No ano de 2023- 280 casos de estelionatos;
2024 – 295 ocorrências;
1º semestre de 2025 – 90 registros;
De acordo com as informações obtidas pela Redação da Sulbrasileira junto a Delegacia de Polícia de Panambi, os estelionatos ocorrem nas mais diversas modalidades. A grande maioria tem sido feitos pelos golpistas por meio do uso de tecnologia. Dentre os golpes que mais se repetem estão, redes sociais clonadas, WhatsApp clonado, falso site de venda, falso empréstimo, falsos funcionários de instituições financeiras, do falso mecânico, a situação em que os criminosos se passam por parentes em apuros, estelionatários que se passam por escritórios de advocacia e pedem pagamento de taxas para liberação de valores, empréstimos consignados não autorizados, dentre outros.
A fonte policial destaca que embora seja solicitado o bloqueio das contas identificadas, é pouco provável que a vítima consiga recuperar os valores perdidos em golpes. Isso acontece porque os golpistas não mantêm o dinheiro em suas contas por muito tempo e o transferem rapidamente para outras contas.