Inadimplência com o IPVA 2025 em Panambi é de 12,25%
Apesar da Secretaria Estadual da Fazenda ter iniciado no dia 19 de julho ao processo de inscrição em Dívida Ativa para os contribuintes que não pagaram o IPVA 2025 dentro do prazo, em Panambi a inadimplência ainda é de 12,25%. De acordo com o último levantamento divulgado pela Receita Estadual, do total de 18.717 veículos tributáveis, 2.292 estão com o imposto atrasado.
Em relação aos valores devidos a inadimplência é de 8,6%. De um montante de arrecadação prevista de R$ 25,78 milhões foram pagos R$ 23.51 milhões coma inadimplência de 2,21 milhões.
A Secretaria da Fazenda lembra que a inadimplência está resultando em um acréscimo de 5% na multa já aplicada, com o valor total do débito passando a ser corrigido pela taxa Selic. Além disso, a dívida será protestada em cartório e poderá estar sujeita a cobrança judicial.
Contribuintes em situação irregular ficam impossibilitados de emitir certidão negativa de débitos tributários, documento frequentemente exigido em diversos procedimentos administrativos e financeiros. Outra consequência grave é a possibilidade de apreensão do veículo, caso seja flagrado em circulação, gerando custos adicionais com multa, serviços de guincho e despesas de depósito do DETRAN.