SDE de Panambi alerta microempreendedores para golpes
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Panambi alerta os microempreendedores individuais para o risco de cair em golpes aplicados por criminosos que utilizam a internet para tirar dinheiro das vítimas. Os golpistas têm se utilizado de e-mails fraudulentos e até páginas falsas para enganar os alvos.
Através da Sala do Empreendedor a SDE alerta que o Portal do Empreendedor não envia mensagens ou qualquer correspondência que exija qualquer tipo de pagamento. Além disso, reforça que a cobrança feita por Associação ou oferta de serviços privados como: inscrição de MEI, alteração de cadastro e baixa de MEI, somente poderá ser feita a partir de solicitação prévia do próprio microempreendedor.
Em outros casos, o golpista faz contato pelo WhatsApp ou por meio de ligação telefônica e solicita ao microempreendedor individual que faça pagamento por meio de PIX, referente ao suposto cadastro. Esses contatos normalmente são feitos logo após o empreendedor abrir o MEI. A Sala do empreendedor informa que não faz esse tipo de contato, nem exige qualquer pagamento. A orientação é encerrar o contato já na hora da abordagem.
Também estão sendo enviados boletos falsos cobrando o valor da contribuição mensal (Guias DAS) que é emitido no site do empreendedor do Governo Federal ou diretamente no Ministério da Fazenda.
As orientações são para que o microempreendedor acesse penas os canais oficiais:
Site oficial da Receita Federal.
Utilizar o endereço correto para gerar o DAS diretamente.
Ficar atento ao domínio: O link deve conter “receita.fazenda.gov.br”.