Governador Eduardo Leite participa do ato de distribuição da Chama Crioula e celebra a força da tradição gaúcha
O governador Eduardo Leite participou na manhã deste sábado (16/8) da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, em Caxias do Sul, marcando oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas 2025. A cerimônia, promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), ocorreu no Parque de Eventos da Festa da Uva, com a participação dos secretários da Cultura, Eduardo Loureiro, e de Turismo, Ronaldo Santini, e do prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.
“O que nós cultivamos com a chama, com a pilcha e com as danças tradicionalistas revelam o espírito do povo gaúcho: amor a esta terra, compromisso com ela e a força para enfrentar desafios”, ressaltou Leite. O governador lembrou o papel dos Centro de Tradições Gaúchas (CTGs) durante as enchentes de 2024. “No ano passado, quando fomos testados ao extremo, vimos CTGs se transformarem em abrigos. Isso mostra a nossa a tradição viva, a força de nunca desistir e de lutar pelo futuro do nosso Estado. Ser governador do Rio Grande do Sul é uma honra que carrego com orgulho.” A solenidade reuniu cerca de 1,5 mil cavaleiros, representantes das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs), que partem em cavalgadas distribuindo a centelha da chama para todos os CTGs do Rio Grande do Sul.
*Mais apoio para manter viva a tradição
Para ampliar a presença de tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Cultura implementou um modelo inédito de financiamento, com investimento de R$ 300 mil repassados à Fundação Cultural Gaúcha, beneficiando diretamente as RTs envolvidas. Além disso, foram anunciados ainda R$ 17 milhões para investimentos por meio do Programa Avançar Tchê. Fonte- AL / Gov. RS.

Governador Eduardo Leite cavalgou entre cavalarianos com as bandeiras do Rio Grande do Sul e do Brasil – Foto: Vitor Rosa/Secom.