Panambienses serão beneficiados com o programa Gás do Povo

Muitos panambienses devem se beneficiar com o Programa  Gás do Povo lançado pelo Governo Federal que entra em vigor em fevereiro de 2026 .

De acordo com  Débora Eggers,. Coordenadora do Cadastro Único de Panambi, o  programa substitui o Auxílio Gás dos Brasileiros, e todo  o processo para acessar o benefício será gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), e será operacionalizado pela Caixa e pela DataPrev.

O programa vai oferecer gratuidade na recarga do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg, em revendas credenciadas.
 A iniciativa busca diminuir o efeito do preço do gás de cozinha para as famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo, priorizando os beneficiários do Programa Bolsa Família.

No modelo anterior, o benefício era repassado em dinheiro. Agora, será oferecida a gratuidade na recarga do botijão. Assim, o Governo do Brasil assegura que a política cumpra efetivamente a missão de proteger as famílias mais vulneráveis, garante a redução da exposição à fumaça da lenha e a proteção da saúde das famílias.

Serão beneficiadas  famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com registro atualizado há pelo menos 24 meses, e que possuam renda per capita mensal menor ou igual a meio salário-mínimo, com prioridade para aquelas que recebem o Bolsa Família.

O beneficiário vai recarregar o botijão de gás diretamente nas revendas credenciadas mais próximas de sua moradia, sem intermediários. A autorização para a recarga se dará com quatro possibilidades: Cartão bancário do Bolsa Família; cartão de débito da Caixa (para quem não tem smartphone); CPF do beneficiário; e código de validação no celular, direto na revenda.

A partir de fevereiro de 2026, também haverá a possibilidade de recarga por código gerado pelo aplicativo Gás do Povo.

A gratuidade será concedida no momento da compra, mediante validação eletrônica na revenda habilitada. Não haverá, portanto, qualquer pagamento em dinheiro no ato da retirada.

Conforme a coordenadora do Cadastro Único de Panambi, famílias com 2 ou 3 integrantes: Receberão até 4 botijões por ano. Validade de 3 meses, cada vale.

● Famílias com 4 ou mais integrantes: Receberão até 6 botijões por ano. Validade de 2 meses, cada vale.

 – Em nome de quem será disponibilizado o vale recarga Gás do Povo?

O vale recarga de botijão será emitido em nome do responsável familiar registrado no Cadastro Único .

O beneficiário de Panambi pode dirimir qualquer dúvida no CRAS ou no Cadastro Único.

Deixe um comentário