Pelotas recebe etapa do Circuito Gaúcho de Rodeio Universitário com competidores do Mercosul
A etapa Pelotas do Circuito Gaúcho de Rodeio Universitário começa nesta sexta-feira (28), no Parque Morada do Sol, com expectativa de reunir competidores e público de diferentes regiões do Estado, além de participantes do Uruguai e da Argentina. Segundo a organização, o evento é considerado um dos maiores espetáculos de gineteadas do Mercosul. A programação inicia às 13h30, com abertura dos portões para o acampamento, e a festa está prevista para começar às 18h. O evento vai até domingo, 30. De acordo com a produtora Kenia Pinheiro, Pelotas sedia uma das etapas mais fortes do circuito, que completa 13 anos de realização na cidade.
— É um sucesso. Vem gente de todos os estados, porque é um circuito que passa por várias cidades. Os competidores vão pontuando até chegar à final. Aqui recebemos participantes do Estado, do Uruguai e da Argentina. É o maior espetáculo de gineteadas do Mercosul — afirma.
A competição reúne três modalidades tradicionais de montaria: basto oriental, basto aberto e pelo, além da disputa de um broche especial neste ano. Além da parte esportiva, o evento também se destaca pela programação festiva. Serão três dias com cerca de 12 horas de música por dia. Entre as atrações confirmadas estão Estação Fandangueira, Bailaço e JJSV, além de artistas locais e regionais. No total, serão 20 bandas passando pelo palco. O acampamento é outro elemento tradicional. No espaço, são comuns os churrascos de fogo de chão, carreteiros e fogões a lenha montados pelos grupos que permanecem no parque durante todo o fim de semana.
— É um evento raiz. As pessoas acampam, fazem churrasco, carreteiro. Nosso objetivo é sempre incentivar e valorizar a cultura gaúcha — diz Kenia.
A expectativa é repetir o movimento de anos anteriores e consolidar mais uma edição como destaque do calendário tradicionalista da região Sul. GZH

