OAB de Panambi alerta para o Golpe do “Falso Advogado”
A OAB, subseção de Panambi está alertando que continuam sendo registrados casos em que criminosos se passam por advogados para aplicar golpes financeiros.
Ontem a entidade lançou uma campanha de conscientização e combate ao chamado “golpe do falso advogado”. A iniciativa objetiva orientar a população a se prevenir contra a ação destes criminosos.
A campanha alerta para os principais formatos do chamado golpe do falso advogado, prática que envolve, principalmente, abordagens por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Usando indevidamente nomes, fotos e até mesmo informações extraídas de processos judiciais, os golpistas tentam convencer vítimas a realizar pagamentos via PIX com a justificativa de liberação de valores judiciais.
Informações indicam que vários clientes de advogados em Panambi entraram no Golpe e tiveram prejuízos financeiros, em alguns casos, com altos valores.
O golpe do falso advogado funciona com criminosos se passando por profissionais do direito, usando dados de processos reais que são obtidos de fontes públicas para contatar vítimas através do WhatsApp ou telefone .No contato, prometem a liberação de altos valores (indenizações, heranças) mediante pagamento antecipado de falsas taxas (impostos, custas, “desbloqueio”) via Pix ou transferência. Os golpistas fazem uso de engenharia social, perfis falsos e documentos forjados para criar urgência e credibilidade, desaparecendo após o pagamento e causando prejuízo financeiro.

