Registros de estelionatos na sexta feira (15) em Cruz Alta, Ibirubá e Salto do Jacuí
Uma vitima informou que recebeu mensagens em seu aplicativo oriundas de um número que utilizava uma foto de perfil de sua filha e, iniciou uma conversa. Logo, a comunicante viu se tratar de uma tentativa de golpe, haja vista, já ter sido vítima anteriormente do mesmo tipo de crime, e não respondeu às mensagens. Que sua filha reside no Estado da Bahia, e seu numero de celular é outro. Assim, entrou em contato com a mesma, a qual confirmou não ter enviado mensagens à comunicante.
Na outra situação o comunicante informa que seu pai recebeu mensagem, via aplicativo, com a imagem da comunicante onde pediram ajuda não especificando qual seria a ajuda.
Sabendo dos golpes que estão ocorrendo seu pai entrou em contato sendo que informou que não estava pedindo nenhuma ajuda para ele. Diante disto, seu pai encerrou a conversa.
Em Ibirubá, a comunicante informa que estava monitorando a movimentação de sua conta bancária quando notou um débito referente à cártula uma bancária.
Disse que entrou em contato com sua gerente de contas e esta informou que a referida cártula teria sido compensada em Londrina/PR.
Ocorre que, em seu canhoto de cheques, a referida cártula está anulada, não se recordando o que aconteceu com esta, apenas sabe que não a utilizou. A comunicante não reconhece a assinatura utilizada na referida cártula bancária como sendo sua.
Também em Ibirubá, a comunicante informa que entrou em contato com o Banco, para solicitar uma segunda via de um boleto do financiamento de seu veículo. O contato foi feito via aplicativo de mensagens, tendo sido o boleto pago, na mesma data.
Mais tarde, o Banco em questão entrou em contato com a comunicante, solicitando o pagamento de tal parcela. Foi então que a comunicante percebeu que havia sido vítima de um golpe, e que o boleto que pagou, era falso.
Em Salto do Jacuí, a vítima foi até à agência bancária para sacar parcela do auxílio emergencial, mas foi informada por uma funcionária da agência que a referida parcela foi retirada da sua conta sem seu conhecimento através de um pagamento de boleto.
A vítima nunca forneceu dados de acesso a sua conta para alguém. Não faz ideia de quem possa ter retirado o dinheiro.
Fonte: Polícia Civil