Prefeitura de Panambi realizará novo levantamento de infestação pelo Aedes Aegypti

Prefeitura de Panambi vai realizar a partir da próxima terça-feira (16) novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).Informação é da Coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde  , Carla Schimuneck.

Destaca que, a cada seis domicílios em um será feito o levantamento que calcula a presença das larvas do mosquito Aedes Aegypti nos bairros da cidade.

A Coordenadora de Endemias informou ainda que, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha serão instaladas 56 armadilhas, desta vez  em todos os bairros do município ao contrário do levantamento anterior onde foram colocadas apenas a na Zona Norte da Cidade.

Nestas armadilhas, as agentes epidemiológicas vão realizar a avaliação para verificar qual o índice que o município esta infestado.

Carla Schimuneck enfatiza que, além disso, a equipe vai continuar a realizar o LIRAa manual nas residências . Também o trabalho de levantamento rotineiro em residências vai continuar sendo realizado.

 Responsável pela transmissão de diversas doenças que acometem a população brasileira – como dengue, zika e chikungunya – o mosquito Aedes aegypti se prolifera em locais com água parada. Para evitar a disseminação do inseto e buscar diminuir a contaminação, é necessário que cada cidadão faça a sua parte.

Neste ano, em Panambi foram registrados 14 casos de dengue, sendo 13 autóctones e 01 importado.