Panambi registra caso suspeito de dengue
Panambi registra um caso suspeito de dengue. De acordo com a coordenadora de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde, Carla Schimuneck, o paciente reside no Bairro Arco-íris.
Neste ano, Panambi registrou 14 casos confirmados de dengue: 13 casos são de dengue autóctone e 01 caso de dengue importado.
Ontem, a prefeitura de Panambi deu início a novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).
Em parceria com o Instituto Federal Farroupilha estão sendo instaladas 56 armadilhas, desta vez em todos os bairros do município ao contrário do levantamento anterior onde foram colocadas apenas na Zona Norte da Cidade.
Nestas armadilhas, as agentes epidemiológicas vão realizar a avaliação para verificar qual o índice que o município esta infestado.
Carla Schimuneck enfatiza que, além disso, a equipe vai continuar a realizar o LIRAa manual nas residências . Também o trabalho de levantamento rotineiro em residências vai continuar sendo realizado.
Responsável pela transmissão de diversas doenças que acometem a população brasileira – como dengue, zika e chikungunya – o mosquito Aedes aegypti se prolifera em locais com água parada. Para evitar a disseminação do inseto e buscar diminuir a contaminação, é necessário que cada cidadão faça a sua parte.