RS registra mais de 7,9 mil casos de dengue

Em menos de quatro meses, o Rio Grande do Sul já registrou quase 8 mil casos de dengue. Conforme o último informativo epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, já são 7.977 confirmações até o dia 9 de abril. Destes, 7.014 são autóctones – ou seja, contraídos dentro do estado – e 963 são importados.

Entre os casos autóctones, 60% estão concentrados em sete municípios: Dois Irmãos, Igrejinha, Parobé e Porto Alegre, Rodeio Bonito, Arroio do Meio e Lajeado.

Até o início de abril, cinco pessoas perderam a vida em decorrência da doença. Eles são moradores dos municípios de Igrejinha, Cristal do Sul, Horizontina,
Chapada e Jaboticaba.

Até o momento, 305 municípios notificaram casos suspeitos de dengue e 152 municípios confirmaram casos autóctones no estado. 

A região com o maior número de casos confirmados é Porto Alegre, 3.712 ao todo. Em seguida, está a de Lajeado, com 1.276. 

Já na região de Ijuí – formada por vinte município, incluindo Panambi e Condor – está com 225 casos. Destes, 202 são autóctones.

Atualmente, Panambi apresenta 22 casos. A maioria dos casos surgiram nos últimos 30 dias. Somente na semana passada, três foram confirmados. 

Ao todo, 442 cidades gaúchas são consideradas infestadas pelo mosquito da dengue. Entre elas, Panambi e Condor. Com base na série histórica de 2000 até 2022, foi registrado um aumento significativo na quantidade de municípios infestados, que atualmente chega a 87,5% do total.