Prossegue o calendário de pagamento do IPVA 2022
Os veículos com placas de final 5 e 6 terão como data limite para pagamento do IPVA nesta quarta-feira (27). O vencimento dos números seguintes ocorre, amanhã para finais das placas 7 e 8 e sexta-feira (29) finais 9 e 0. Quem optou pelo parcelamento do tributo em seis vezes desde janeiro segue com calendário aberto até junho.
Em 2022, o calendário foi alterado e os proprietários de veículos terão um prazo maior para realizar o pagamento. Ao invés de iniciar o vencimento na primeira semana de abril, o vencimento em parcela única está ocorrendo na última semana do mês.
Após o prazo os motoristas perdem os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Além disso, esta é a última oportunidade para que os motoristas paguem o imposto sem acréscimo de multa moratória e juros.
Licenciamento tem datas diferentes
Embora o vencimento do IPVA 2022 seja ao longo desta semana, o DetranRS lembra que é possível circular com o documento de 2021 até 30 de junho (placas com final 1 a 5) ou 31 de julho (placas com final 6 a 0). Isso porque o calendário de licenciamento é diferente do da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), então é possível pagar a taxa e as multas vencidas posteriormente.
IPVA e licenciamento do veículo são comumente vistos como a mesma coisa, mas o licenciamento é composto de quatro itens: além do IPVA, a taxa de licenciamento, o seguro DPVAT (que esse ano é zero) e eventuais multas vencidas, que devem ser pagas para emitir o documento do exercício 2022.