A presidenta Dilma Rousseff participa de cerimônia de entrega de 1.484 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Cosmos, na zona oeste da capital fluminense (Tomaz Silza/Agência Brasil)

FGTS pode ser usado para quitar parcelas atrasadas da casa própria

A partir do dia 2 de maio, segunda-feira, o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderá ser usado para quitar até 12 prestações em atraso de financiamento imobiliário, desde que seja contratato no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

Atualmente, os trabalhadores não podem ter mais do que três prestações em atraso para utilizar os recursos do FGTS para amortizar o saldo devedor.

A resolução é do Conselho Curador do FGTS e foi publicada no dia 20 de abril no Diário Oficial da União.

Ela é temporária e acaba no dia 31 de dezembro. A expectativa do Ministério do Trabalho é que ela beneficie 40 mil famílias.

“De acordo com dados apresentados ao Conselho pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), 5 milhões de mutuários têm atualmente contratos de financiamentos imobiliários – 80 mil deles estão em situação de inadimplência grave, com mais de 3 prestações em atraso”, diz o Ministério do Trabalho em nota.

Com informações de G1