Advogado panambiense alerta para “Golpe dos Precatórios”
Nos últimos dias, pelo menos 17 clientes do Escritório de Advocacia do doutor Claudio Martins em Panambi entraram em contato informando sobre pedidos de pagamento solicitados pela equipe do advogado. Trata-se, na verdade, de criminosos tentando aplicar golpes.
Em entrevista ao Programa Café da Tarde da Sulbrasileira, Claudio Martins informou que os golpistas entraram em contato com clientes através do whatsapp, se identificando como secretária do seu escritório e apresentaram falsos documentos. .
Os golpes, geralmente, giraram em torno de falsos pagamentos a respeito de honorários e precatórios. Por sorte, segundo o advogado, a técnica desses criminosos aparentemente não surtiu efeito entre seus clientes, pois não tem conhecimento de que algum tenha sido lesado.
Investigações policiais apontam que os criminosos acessam dados abertos de tribunais de Justiça, disponíveis na Internet, em busca de listas de precatórios a serem pagos e a quem. Depois, eles entram em contato com as vítimas alegando serem advogados ou escritórios de advocacia e afirmando que os precatórios já haviam sido deferidos judicialmente e estavam liberados.
Eles ainda afirmam que, para receber os valores, a vítima tinha de pagar algumas taxas, como impostos e a porcentagem dos advogados, que variava entre 10% e 15% do total de precatórios que aquela pessoa tem a receber. “Eles fraudam alguns documentos de liberação e, por isso, a vítima acaba acreditando que aquele valor já estava liberado”, afirmou o doutor Claudio.
O advogado informou que registrou Boletim de Ocorrência na
Orientou seus clientes para que, nunca depositem qualquer valor na conta de qualquer pessoa como uma contrapartida de qualquer espécie.
Além disso, lembra que, os honorários são pagos apenas no nome do próprio escritório e nunca em nome de terceiros, e que seu Escritório de Advocacia entra em contato com os seus clientes através, apenas, dos seus canais oficiais.