Aeroporto de Passo Fundo está próximo de reabrir para voos

A reabertura do Aeroporto de Passo Fundo Lauro Kortz está próxima de acontecer, após o local ter recebido vistoria dos técnicos do 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II).

O aeroporto está fechado a mais de 11 meses devido a obras do novo terminal e que também alteraram especificações e perfil da pista. 

Por dois dias, os técnicos verificaram as condições do sistema de luzes de sinalização para aproximação noturna das aeronaves que compõe os  Precision Approach Path Indicator, da sigla em inglês (Papis), central elétrica de geradores e nobreaks que alimentam os aparelhos.

O Cindacta II havia emitido uma Declaração de Conformidade Inicial (DCI), anterior à vistoria técnica in loco desta semana. Este é o primeiro passo na escalada para homologar a operação. Faltam ainda mais duas etapas. 

O terceiro e último passo antes da homologação envolve o deslocamento de uma aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que fica na Base Aérea do Rio de Janeiro, que tem uma agenda bem disputada devido a obras em aeródromos em todo o País.

Para reabrir o aeródromo, o Estado, que é o gestor, precisa atender a exigências de inspeções da Anac e de órgãos aeronáuticos. A agência informou que aguarda retorno sobre não conformidades detectadas em vistoria em outubro, entre elas o desnível da borda da pista de pousos e decolagens e da faixa preparada, presença de luzes de borda de pista inoperantes e a falta de comprovação da homologação e operacionalidade dos Papis (Precision Approach Path Indicator, da sigla em inglês), que compõe a aproximação noturna. 

O 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) é o responsável pela homologação da estrutura, ainda pendente, além de verificar equipamentos de navegação e pista, que teve mudanças após melhorias, por isso exige a vistoria para ser homologada e liberada. 

Enquanto as etapas não são vencidas, estão sendo providenciadas melhorias no antigo terminal que servirá de embarque e desembarque, enquanto o novo terminal de passageiros não fica pronto. A obra deve ser concluída entre março e abril. O aporte é de quase R$ 51 milhões, com verbas federais (maior parte) e do Estado. 

A reabertura do aeroporto de Passo Fundo significa um grande aporte econômico para a cidade e região, atualmente quem precisa realizar voos para outros estados tem que se deslocar até Porto Alegre. Com a volta das atividades em Passo Fundo, o deslocamento para as pessoas da região será menor e terá menos custos.