Alerta de Golpes na região

Gerente de uma Agência Bancária de Palmeira das Missões está alertando sobre a ação de bandidos em golpe que está sendo aplicado naquela cidade.

. O golpe acontece da seguinte forma: Um moto boy vai até a residência do cliente se identificando como tendo sido enviado em nome do gerente do banco e solicita a entrega do cartão magnético do cliente. Em Palmeira das Missões já foram registrados golpes nesta modalidade totalizando prejuízo de aproximadamente R$ 40 mil reais.

O banco aleta aos correntistas que não façam a entrega de nenhum documento ou cartão, pois se trata de golpe. Com o cartão em mãos os estelionatários tem acesso ao dinheiro do correntista.

. Qualquer informação pode se obtida junto às agências bancárias. E se for vítima deste tipo de golpe informe imediatamente a Polícia através do número 190 e também a sua agência bancária.

Outro tipo de golpe está acontecendo em Frederico Westphalen. Trata-se do chamado “Golpe do Intermediador de Vendas”.

De acordo com o delegado de Policia Jacson Oiliam Boni, o golpe tem inicio quando a golpista pega o telefone da vítima em sites de compras, e diz que tem interesse no objeto anunciado. Com o início da negociação, ele pede para que o anúncio seja retirado da plataforma. Com as informações do bem anunciado, o golpista cria um novo anúncio com as fotos da vítima, mas com um valor bem abaixo do preço praticado, o que desperta interesse de outras vítimas. Com a vítima interessada em vender o bem o golpista diz que comprará e pagará uma dívida que possui com algum cliente, sócio, amigo ou irmão, e, portanto pede silêncio no momento da apresentar o objeto para a segunda vítima, prometendo algum lucro financeiro nesta negociação silenciosa. Já a vítima interessada em comprar, também é orientada a se manter em silêncio e por isso ganhará um desconto. Com todo esse enredo, o golpista fornece uma ou algumas contas bancárias diversas da conta da vítima que está vendendo o bem, normalmente de terceiros “laranjas”. Com a transferência ou até antes dela, as vítimas ainda são orientadas a irem até um cartório e preencherem o recibo do veículo (quando a negociação é de carro), tudo para dar mais veracidade ao golpe. Quando ambas as vítimas percebem o golpe, o recibo já foi preenchido e todo o dinheiro da negociação foi parar na conta de um bandido, que logo em seguida saca todo o montante da conta, o que impede a recuperação do dinheiro.

O delegado Jacson Oiliam, Boni, orienta que se mantenha o diálogo aberto entre vendedor e comprador. Sempre procurar ver o objeto anunciado pessoalmente, em local público, movimentado e durante o dia. Conversar e reforçar a negociação pessoalmente. Na hora de fazer o pagamento, verificar o nome, CPF e número da conta do beneficiário.