Alerta para Golpe
Panambienses estão recebendo mensagens pelo WhatsApp supostamente da Shopee Security solicitando a atualização do telefone e fornece um código. Ainda solicita que o usuário não compartilhe esse código com outras pessoas, incluindo funcionários da Shopee.
Por sua vez, a Shopee informa que se trata de golpe, e que a empresa nunca solicitará códigos de confirmação de outras plataformas como o WhatsApp por meio de mensagens, e o e-mail oficial da Shopee sempre terminará com @shopee.com. Alerta que golpistas usam mensagens falsas para tentar roubar contas e informações pessoais.
Recomenda que as pessoas nunca compartilhem nenhum código de segurança recebido por WhatsApp, SMS ou por outros aplicativos, especialmente se for para confirmar alguma ação que sequer o usuário solicitou.
Como o golpe funciona
- Os criminosos se passam por um suposto “Shopee Security” ou “suporte técnico” e usam a identidade visual da empresa para parecerem legítimos.
- Eles podem iniciar a conversa com mensagens sobre pedidos falsos ou problemas de segurança na sua conta.
- Em seguida, usam táticas de engenharia social para pressionar a vítima, solicitando que ela clique em links maliciosos, confirme dados pessoais ou, em alguns casos, realize pagamentos via Pix fora da plataforma.
- Os links geralmente direcionam a vítima para páginas falsas que roubam informações pessoais ou instalam vírus.
Como se proteger
- Desconfie de mensagens inesperadas: A Shopee se comunica com os clientes por meio do aplicativo oficial e, em casos específicos, pelo chat interno ou e-mail. Desconfie de qualquer contato via WhatsApp que não tenha sido iniciado por você.
- Não clique em links desconhecidos: Nunca clique em links enviados por números suspeitos no WhatsApp, mesmo que o perfil pareça legítimo.
- Verifique o contato oficial: Se tiver dúvidas, entre em contato com a Shopee através dos canais oficiais, como o chat do aplicativo ou a Central de Ajuda.
- Nunca compartilhe informações pessoais: A Shopee nunca solicitará dados como senhas, números de cartão de crédito ou códigos de segurança por meio de mensagens.
