Alerta para tentativas do Golpe da Falsa Central de Atendimento em Panambi
Vários panambienses informaram à Redação da Sulbrasileira que, nos últimos dias foram alvo de tentativa de Golpe da falsa central de atendimento.
Contaram que receberam ligação de alguém se passando por suposto funcionário da central de atendimento do banco onde tem conta informando que foram feitas tentativas de movimentação financeira.
Os ouvintes informaram que não caíram na falácia dos golpistas, entraram em contato com o banco e foram informados que se tratava de golpe.
De acordo com gerentes de bancos de Panambi consultados pela Redação da Sulbrasileira, o golpe da falsa central de atendimento é um crime que ocorre por ligação ou por mensagem. Os criminosos entram em contato com as vítimas alegando serem funcionários do banco e solicitam que o cliente ligue para o número 0800.
Esse tipo de golpe financeiro ocorre quando os golpistas informam que houve uma movimentação bancária suspeita na conta da vítima e, para resolver a situação, precisam da confirmação de dados, solicitam senhas e que a pessoa baixe o aplicativo de segurança do banco. Porém, esse aplicativo é falso e serve para roubar os dados da vítima.
O que geralmente confunde a vítima é que os golpistas entram em contato já sabendo informações básicas como seu próprio nome, gerando a credibilidade de funcionários reais.
Com os dados da vítima, os golpistas conseguem realizar compras, transferências bancárias, solicitar empréstimos e mais. Afinal, eles possuem dados bancários, senhas e todo tipo de acesso que somente a pessoa teria. Em alguns casos, conseguem também acessar remotamente o celular ou o computador pessoal da vítima.
As instituições financeiras lembram ainda que, caso o cliente receber este tipo de contato, não atenda e busque informações com o gerente de seu banco.