Aposentados que continuam a trabalhar com carteira assinada podem receber o abono salarial

Aposentados também tem direito ao abono salarial do PIS e Pasep desde que estejam na ativa com carteira assinada.

Para ter direito ao PIS/PASEP em 2025, não basta estar aposentado. É necessário que o aposentado tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023 e que tenha recebido até dois salários mínimos mensais, em média, durante este período.

Aposentados que continuam a trabalhar com carteira assinada podem receber o abono desde que cumpram esses critérios.

Para servidores públicos aposentados, os critérios para o PASEP são os mesmos. Os dados precisam estar corretamente informados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e a inscrição no programa deve ter sido feita há mais de cinco anos.

O calendário de pagamentos, que começou em fevereiro de 2025 e termina nesta sexta-feira dia 15 de agosto quando recebem os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.

O prazo final para o saque é 29 de dezembro de 2025; não retirar os valores até essa data resulta na perda do direito ao benefício para aquele ano.

Trabalhadores possuem vinculação exclusiva a um dos programas: o PIS beneficia o setor privado, enquanto o PASEP é destinado aos servidores públicos. Além disso, é vital não confundir esse benefício com o pagamento do abono salarial, que é proporcional aos meses trabalhados no ano-base.

Deixe um comentário