Arquiteta panambiense representa a cidade em iniciativa ligada a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas
Arquitetura, propósito e futuro: Arquiteta panambiense representa a cidade em iniciativa ligada a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas
Valentina Alfing Malheiros Batista, arquiteta e urbanista especializada em neuroarquitetura, está participando da seleção nacional de propostas que poderão integrar o relatório da sociedade civil brasileira para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas. O projeto enviado por Valentina é voltado à sustentabilidade ambiental, social e emocional e transformação urbana por meio da neuroarquitetura.
Com foco em sua área de especialização e de uma arquitetura com propósito, Valentina tem se destacado por unir ciência, arquitetura e comportamento humano para pensar ambientes que despertam sensações positivas com base científica, pertencimento e melhor qualidade de vida.
Seu projeto inscrito na seleção é denominado Territórios do Sentir e busca mostrar que o ambiente construído pode transformar não apenas cidades, mas também a forma como as pessoas se conectam com elas. Sua proposta está entre as mais votadas dentre soluções enviadas pelo Brasil inteiro, incluindo grandes ongs e instituições.
“Acredito que os espaços podem curar, inspirar e despertar pertencimento. A arquitetura, antes de tudo, é sobre pessoas e esse pensamento precisa estar presente nas cidades do futuro porque, quando cuidamos das pessoas, elas cuidam do mundo”, destaca.
Na imagem, a arquiteta aparece nas periferias de Los Oleritos, na Argentina, durante mais uma ação voluntária pela ONG TECHO – organização latino-americana que atua na construção de moradias emergenciais e no fortalecimento comunitário, a qual faz parte há 3 anos. Neste ano, ela passou a integrar oficialmente o quadro de voluntários do setor de engenharia e arquitetura da instituição, contribuindo com projetos de diferentes tipologias construtivas e pesquisas na área de materiais sustentáveis e desempenho térmico da edificação.
Convidamos toda a comunidade panambiense a apoiar esta linda e significativa ação por meio da votação popular, até o dia 31 deste mês, através do portal GOV, acessando o link presente na biografia da @arquiteta.valentina.
Independente do resultado, a ação de Valentina já é motivo de orgulho para Panambi, mostrando que o talento e a sensibilidade dos nossos profissionais podem inspirar mudanças que vão muito além das fronteiras da nossa cidade.
