Baixa umidade relativa do ar deixa Panambi em estado de “Atenção”

A baixa umidade relativa do ar registrada na tarde de ontem (25) deixou Panambi em estado de “atenção”. O índice chegou a 22% às 16h, segundo monitoramento do Aplicativo Ecoflex da Widitec.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.

Para evitar danos à saúde, como dificuldade para respirar, é importante tomar algumas medidas que podem ajudar no dia a dia, explicam os médicos. Citam entre as principais medidas. “Lubrificar, lavar os olhos e nariz com soro fisiológico, usar colírios umectantes sem remédios. Pode usar também um gel nasal que é umectante e sem remédio, e protetor labial”.

Outra orientação é evitar exercícios físicos das 10h às 16h, período em que a umidade é ainda menor. A hidratação também é importante, segundo os médicos. Beber muito líquido está entre as principais recomendadas. Também é recomendado o uso de protetor solar com fator 30 para se proteger contra o aparecimento de câncer de pele.

A previsão da Meteorologia é de que a umidade relativa do ar continue sendo baixa nos próximos dias.