Bancários podem entrar em greve nacional

Os bancários, inclusive desta região, podem deflagrar greve nos próximos dias. A Fenaban apresentou na última semana uma proposta de reajuste salarial para os bancários.

Jean Arais, diretor administrativo do Sindicato dos Bancários de Ijuí , entidade que que tem abrangência em Panambi  região  informou que já foram 17 reuniões para tratar sobre o reajuste salarial.

O diretor administrativo, disse que como única proposta foi a reposição de 75.8% do INPC, porém essa proposta não atende à necessidade dos profissionais e por esse motivo, o sindicato não só na região, mas de todo o Brasil, a rejeitou.

Jean Arais disse que o sindicato tentou um acordo para que enquanto não houvesse um novo, o antigo continuasse valendo pois o prazo final para negociação é nesta quarta-feira dia 31 de agosto.

Lembra que devido a mudança na reforma trabalhista, a justiça nesse caso não considera o acordado sobre o legislado. Arais disse então que se realmente não houver uma proposta que melhore, que reponha no mínimo a inflação a categoria pode entrar em greve na próxima semana.

De acordo com o dirigente sindical, os bancos ignoraram a maioria das reivindicações. Durante as reuniões, eles propuseram retirar direitos adquiridos historicamente pela classe, além de ofereceram um reajuste de 5,8% no salário, um porcentual bem abaixo da inflação.

Os principais pontos reivindicados são: Garantia dos empregos, proteção aos trabalhadores adoecidos, contratação de mais bancários, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral e tratamento daqueles que ficaram com sequelas da Covid-19.

Fonte: Grupo Repórter

Redação: Sulbrasileira