Batalhão ambiental flagra mais de 83 mil metros quadrados de desmatamento no noroeste do RS
Ocorrências foram registradas no último fim de semana em Ajuricaba, Entre-Ijuís, Campo Novo, Santo Augusto e Porto Lucena. Em nenhum caso havia licença para o manejo da vegetação
Cerca de 83,3 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram desmatados na Região Noroeste. Os flagrantes foram feitos em cinco município pelo 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM):Ajuricaba, Entre-Ijuís, Campo Novo, Santo Augusto e Porto Lucena.
Somando os registros, a área de vegetação nativa destruída equivale a oito campos de futebol oficiais. O desmatamento florestal e uso irregular do solo causam diversos impactos ao meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e acelerando as mudanças climáticas.
O flagrante mais recente foi no último domingo (7), em Ajuricaba. Mais de 33,3 mil metros quadrados de vegetação nativa foram encontrados destruídos em uma mesma propriedade do interior.
Durante a inspeção, os policiais militares constataram que o desmatamento atingiu espécies do bioma Mata Atlântica. O proprietário da área foi identificado, não possuía licença para a intervenção e responderá por crime ambiental.
Já os outros 50 mil metros quadrados de desmatamento foram flagrados no fim da tarde de sexta-feira (5), durante a Operação Força Verde. A equipe registrou cinco crimes contra a flora em Entre-Ijuís, Campo Novo, Santo Augusto e Porto Lucena, todos atingindo áreas de Mata Atlântica e sem licença dos órgãos competentes.
Os proprietários foram identificados e informaram não possuir licença ambiental para realizar as intervenções nas áreas. Conforme a lei n° 9.605/1998, a pena para crime contra a flora varia desde multa até detenção, de um a três anos.
Desde 2019, cerca de 23 hectares de mata nativa foram derrubados nas cinco cidades do noroeste, de acordo com a Plataforma MapBiomas. O desmatamento atingiu áreas de Mata Atlântica e também do bioma Pampa.
Fonte: GZH
Foto: 3º BABM