Beneficiários do INSS, saiba se o 13º salário será antecipado em 2024.
No ano de 2023, os beneficiários do INSS não receberam o 13º salário no final do ano como costumava acontecer. Isso se deveu ao fato de que o governo antecipou esse pagamento para o primeiro semestre do ano. Agora, muitos estão se perguntando se essa antecipação vai se repetir em 2024.
Antecipação do 13º salário: uma tendência recente.
Historicamente, o INSS pagava a primeira parcela do 13º em agosto e a segunda em novembro. Porém, recentemente, o governo começou a adiantar esses pagamentos, especialmente a primeira parcela. Essa prática começou durante a pandemia de Covid-19 em 2020, para ajudar financeiramente os idosos, que são mais vulneráveis ao vírus.
Previsão para 2024.
A expectativa para 2024 é que o 13º salário seja novamente antecipado para o primeiro semestre do ano. Isso pode ser uma desvantagem para alguns, pois ficam sem esse extra no final do ano, quando muitas vezes há mais despesas.
Calendário de pagamentos previsto.
Se o governo mantiver a antecipação, os pagamentos do 13º salário do INSS em 2024 serão feitos entre maio e junho. Os depósitos seguem uma ordem que leva em conta o valor do benefício e o último dígito do número do benefício.
Primeira parcela em maio.
- Para quem ganha um salário mínimo, os pagamentos variam de 24 a 31 de maio e de 3 a 7 de junho, dependendo do último dígito do benefício.
- Para quem ganha acima do mínimo, os pagamentos são de 3 a 7 de junho, também seguindo a ordem do último dígito do benefício.
Segunda parcela em junho.
- Aqueles que ganham até um salário mínimo receberão de 24 de junho a 5 de julho.
- Quem ganha acima do piso terá seu pagamento de 1 a 5 de julho. Fonte- R7.