Brasil aguarda chegada de navios com fertilizantes russos
Dependente da importação de fertilizantes, o Brasil espera pelo menos 24 navios com aproximadamente 678 toneladas de fertilizantes da Rússia. Eles devem chegar nos portos brasileiros nas próximas semanas, mesmo com as sanções contra a Rússia após a invasão da Ucrânia.
Até o momento, a informação é de que 11 dos 24 navios já deixaram o país asiático após o final de fevereiro, após o início do conflito. Parte deles carregam cloreto de potássio, aplicado em campos de soja e milho.
Estima-se que as importações de fertilizantes e matérias-primas utilizadas na produção de adução tiveram aumento de 24,5%. Já a compra de cloreto de potássio estrangeiro passou para 41,75% e chega a 3 milhões de toneladas. Ou seja, mesmo com a alta dos preços e a guerra ameaçando atrapalhar os negócios, o agronegócio brasileiro continua a comprar de empresas na Rússia e Belarus.
A falta de fertilizantes pode trazer graves consequências à temporada de grãos de verão no Brasil, prevista para iniciar no final de 2022.