Brigada Militar prende contrabandistas no interior de Ijuí
A Brigada Militar prendeu contrabandistas na noite da quarta-feira, 18, em Ijuí. Conforme boletim de ocorrência, os militares da Força Tática receberam informações de que uma quadrilha especializada no contrabando de veneno de procedência estrangeira estava utilizando uma rota que passava pela cidade de Ijuí. Desta forma foi realizada a abordagem em uma estrada próxima ao quilômetro 24 da ERS-155, no Distrito de Mauá.
Foram parados dois veículos oriundos de Salto do Jacuí, sendo um veículo Ford Ka, usado como batedor, e um Gol, que era transportados do produto ilegal. Neste último veículo foram encontrados 22 galões de 20 litros do herbicida. Os veículos foram removidos pelo guincho e os agrotóxicos apreendidos. Foi determinada pelo delegado de sobreaviso a instauração de um inquérito policial e os dois presos foram liberados.
O Paraquat pode resultar em toxicidade agudamente grave para todos os órgãos e resultar em morte dentro de 24 horas após a ingestão, não existindo antídoto eficaz. O banimento do produto no Brasil foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2017. O herbicida foi banido com base em pesquisas que mostram a relação da substância com o desenvolvimento da doença de Parkinson e de mutações genéticas que podem levar ao câncer.
Fonte: Rádio Progresso