Calendário de licenciamento de veículos de 2023 termina nesta segunda-feira (31)
Com o final do prazo para as placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0 nesta segunda-feira dia 31 de julho, a partir de 1º de agosto todos os veículos registrados no Rio Grande do Sul deverão estar licenciados para o exercício de 2023. O calendário de licenciamento, que este ano teve somente duas datas de vencimento (30 de junho para as placas com finais de 1 a 5, e 31 de julho para placas de 6 a 0) é diferente do calendário do IPVA, que teve vencimento em abril ou junho, na opção de parcelamento. Por isso, proprietários devem estar atentos: quem ainda possui débitos em aberto (quitou apenas o IPVA, por exemplo) deve pagar também a taxa de licenciamento e eventuais multas vencidas para ter emitido o documento de 2023.
O licenciamento anual do veículo é composto de IPVA, seguro obrigatório DPVAT (a tarifa para 2023 é zero para todos os veículos), taxa de licenciamento anual e eventuais multas vencidas. Será considerado devidamente licenciado o veículo cujo proprietário quitar todos os itens, desde que não haja outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência ou chamado de recall em atraso, por exemplo.
O DetranRS recomenda que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado para o ano de 2023 acessando o site oficial www.detran.rs.gov.br e clicando no link “consulta de veículo”. É importante confirmar se foram quitados todos os débitos exigíveis e se o veículo não tem nenhuma outra pendência ativa. Com isso, ficam evitados transtornos futuros.