Caso autóctone de febre chikungunya é confirmado em Passo Fundo
Passo Fundo tem um caso confirmado de febre chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue. A informação foi divulgada na quinta-feira (11) pela Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a secretária da pasta, Cristine Pilatti, o paciente contraiu o vírus em outubro do ano passado e já está recuperado da doença. O resultado do exame, contudo, só foi divulgado agora pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), de Porto Alegre.
— Este caso é uma contaminação autóctone, ou seja, foi contraído no próprio município, não foi importado de outro local — afirma Pilatti.
Além deste, outro caso suspeito está em investigação. O paciente passa bem e tem sintomas leves. O primeiro caso de chikungunya na cidade foi registrado em 2015 e, desde então, quatro outros diagnósticos foram confirmados.
Os principais sintomas da doença são dores e inchaços nas articulações, principalmente nos punhos e tornozelos, febre e manchas avermelhadas. Os indicativos da doença se assemelham aos da dengue.
Fonte: GZH