Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirma mais dois óbitos por dengue em Ijuí

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria da Saúde (SES), confirmou ontem oficialmente mais dois óbitos por dengue no Rio Grande do Sul. Com isso, o Estado soma oito mortes pela doença em 2023.

Os dois óbitos já haviam sido anunciados pelo Setor de Vigilância da prefeitura de Ijui e somente ontem confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado

De acordo com as informações, as vítimas são duas idosas de 86 e 99 anos. A mulher de 86 anos era moradora de Novo Barreiro e estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) onde faleceu no dia 12 de abril. Já a vítima de 99 anos residia em Ijuí e ocupava um leito clínico do Hospital da Unimed e faleceu dia 15 de abril.

Segundo a SES, as mortes confirmadas e que constam no Sinan aconteceram em:

Ijuí- 3

Lindolfo Collor – 1

Jóia – 1

Gramado – 1

Morro Reuter – 1

Bento Gonçalves – 1


Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 6.374 casos confirmados da doença, dos quais 5.859 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

Em 2022, o RS registrou seus maiores índices da doença em toda a série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones e outros 11 mil casos importados. Ao todo, foram 66 óbitos em virtude da dengue no ano passado.