Chuva forte e ventos intensos são previstos para os próximos dias no RS

A semana que está começando será crítica para o risco de tempo severo no Sul do Brasil, alerta a MetSul Meteorologia. Segundo a empresa, vários sistemas meteorológicos de grande escala vão atuar especialmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante vários dias seguidos, gerando condições propícias para fenômenos severos com alto potencial de impacto para a população.
Segundo a MetSul, a condição pode ser qualificada como “particularmente perigosa”. Os efeitos do fenômeno ainda deverão ser sentidos no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. No alerta emitido pela empresa, são três situações que preocupam neste período de instabilidade que se inicia na segunda-feira e se estende até a quinta-feira: tempestades localmente fortes, chuva excessiva seguida de enchentes e um ciclone extratropical que pode ser de grandes dimensões e intenso, com vento muito forte.
“Trata-se de um cenário muito distinto do observado no último final de semana, quando se previa que um centro de baixa pressão cruzaria o estado com chuva volumosa – e caíram até 130 mm em algumas localidades – sem causar ventania forte, como, de fato, não houve”, compara a MetSul, em boletim. Desta vez, segue, “a preocupação não se resume à chuva, mas ela é grande também sobre o potencial de vento intenso e de tempestades”.
Na noite deste domingo ocorreu chuva forte e queda de granizo em Barra do Guarita e Tiradentes do Sul na região Noroeste do Estado
Para Panambi, a meteorologia prevê tempo instável com chuva entre esta segunda-feira (10) e quarta-feira (12). O acumulado de chuva previsto é de 120 mm. O maior índice pluviométrico deve ser registrado na quarta-feira com 72 mm.
Na quinta-feira (13) o tempo melhora e a temperatura despenca para 4ºC com chances de formação de geada  especialmente na sexta-feira (14).

Fonte: MetSul
Redação: Sulbrasileira