Ciclone extratropical na Argentina influenciará tempo no RS durante o final de semana

A passagem de uma frente fria, associada à ocorrência de um ciclone extratropical em alto-mar na Argentina, faz com que o tempo vire neste fim de semana no Rio Grande do Sul. No sábado (2), o sol e o calor predominam na maior parte do Estado. Já no domingo (3), a instabilidade toma conta do território gaúcho, e há alertas de temporal em diversas regiões. O sábado será de tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul. A exceção é a Fronteira Oeste, o Sul e a Campanha, onde podem ocorrer pancadas de chuva não volumosas na segunda metade do dia, provocadas pelo deslocamento de uma instabilidade vinda do Uruguai. O destaque vai para a temperatura, que tende a aumentar bastante, por conta da situação de calor pré-frontal. Esse fenômeno ocorre antes da chegada de uma frente fria e gera abafamento, pois o ar polar empurra o ar quente preexistente.

No domingo, o tempo vira e a instabilidade avança pelo território gaúcho. A passagem de uma frente fria, associada à ocorrência de um ciclone em alto-mar, na altura da província de Buenos Aires, na Argentina, cria condições para instabilidades e temporais no Estado, especialmente nas regiões Metropolitana, Serra, Norte, Missões, Vales, Central e Fronteira Oeste.  A maior quantidade de chuva, 24 milímetros, será registrada no Norte, nas Missões, na Fronteira Oeste e no Noroeste.  A temperatura tende a cair no Rio Grande do Sul no domingo. A máxima será de 35ºC. Já mínima, 14ºC, ocorre em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra.

Região Noroeste: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva ao longo do dia. Em Ijuí, os termômetros variam de 20°C a 33°C no sábado e de 22°C a 29°C no domingo. Fonte GZH.