Comerciantes são alvo do golpe, conhecido como “extorsão telefônica”
Recentemente comerciantes de Panambi informaram ter recebido ligações telefônicas de números desconhecidos e ao atenderem são alertados da necessidade de efetuarem pagamentos em dinheiro sob ameaça de represálias caso os valores solicitados não sejam repassados.
O golpe, conhecido como “extorsão telefônica”, vem se tornando cada vez mais comum em diversas regiões do Estado e é uma prática utilizada por criminosos para intimidar as vítimas. Segundo as informações preliminares, os golpistas utilizam tom agressivo para intimidar e simular ligação com facções criminosas.
De acordo com a Policia Civil, por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp, os criminosos fazem contato com comerciantes e, na abordagem inicial, se identificam como integrantes de facções criminosas com atuação no RS.
Eles utilizavam nomes e apelidos de líderes desses grupos, para causar medo nos lojistas, mas, segundo os órgãos de segurança não há indícios de que de fato integram as facções.
Nesta semana, a Brigada Militar emitiu um alerta informando que este tipo de golpe também está sendo praticado contra comerciantes de outros municípios da região.
Os órgãos de segurança orientam para que comerciantes não devem, sob nenhuma circunstância, realizar pagamentos ou fornecer dados pessoais e bancários aos criminosos. Quem receber ligações com esse teor deve imediatamente entrar em contato com os órgãos de segurança, seja a Brigada Militar ou a Polícia Civil, para relatar o ocorrido e registrar a denúncia.