Confirmado caso de raiva bovina em Coronel Barros
A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Coronel Barros confirmou um caso de raiva bovina. A suspeita surgiu mês passado e a comprovação da doença ocorreu nesta semana, após exames. A raiva bovina é transmitida pelo morcego hematófago, representa risco para o rebanho e pode, também, atingir seres humanos.
A médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal de Coronel Barros, Pâmela de Lima Thomé da Cruz, reforça a importância da vacinação como a principal medida de proteção contra a raiva. Também pede que produtores não manuseiem animais com suspeita da raiva bovina. Além disso, é fundamental que as pessoas não peguem e não matem os morcegos.
Já a responsável pela Supervisão Regional da Agricultura, com sede em Ijuí, órgão vinculado à secretaria estadual da Agricultura, Emili Bernardi, explica que outros animais nos arredores do bovino infectado em Coronel Barros estavam com mordedura de morcegos, mas não apresentaram sinais clínicos da doença.
No momento, na região, o caso de Coronel Barros é o único da região. Ainda explica que o morcego portador da raiva morre também, o que pode ser o fator que gerou a não apresentação de novos casos. Emili Bernardi solicita que os agricultores que encontrarem morcegos em casas abandonadas, galpões, mato, grutas, pontes, associado a mordedura em animais, avisem as inspetorias veterinárias para acionar as equipes especializadas para captura e controle desses morcegos.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura