Corsan investe cerca de R$ 30 milhões para reforçar abastecimento a 45 mil pessoas em Panambi

Estão em fase de conclusão as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Panambi. A Corsan investe cerca de R$ 30 milhões nas obras, que vão beneficiar os 45 mil habitantes do município, com garantia e segurança no fornecimento de água.

_Nova estação de tratamento de água_

Uma nova estação de tratamento de água (ETA) está sendo construída, composta pelo bloco hidráulico, casa química e o sistema de tratamento de lodo com centrífuga. No mesmo local, está em execução a instalação de dois novos reservatórios: o elevado, para 250 mil litros de água, e o semienterrado, que tem capacidade para 2 milhões de litros de água. As obras civis estão em fase final, restando apenas os acabamentos e as instalações elétricas (subestação e quadros elétricos), além da urbanização e montagens eletromecânicas.

Atualmente, a cidade conta com mais 11 reservatórios. Após a conclusão dos novos, haverá capacidade para armazenamento de mais de 3,5 milhões de litros de água. A expectativa da Corsan é ampliar a segurança e garantir o fornecimento de água à população já no próximo verão, triplicando a reservação em Panambi.

_Modernização da estação de bombeamento de água_

A Corsan está trabalhando também na modernização da elevatória de água bruta, no sistema de captação de água, localizado no Rio Fiúza, com a substituição do conjunto de motor-bomba, construção da nova subestação de energia e finalização do centro de controle de motores, além da execução dos quadros elétricos. A conclusão desta etapa está prevista para maio.

_Agenda com o prefeito_

O gestor de relações institucionais da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein, participou de uma reunião com o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, e sua equipe de secretários para apresentar o andamento das obras de infraestrutura e qualificação do abastecimento de água na cidade e no Distrito Industrial.

Foram atualizadas também as informações sobre os processos de implantação dos sistemas de telemetria (tecnologia que permite o acompanhamento dos sistemas de abastecimento à distância e em tempo real, 24 horas por dia) e loggers (dispositivos eletrônicos que detectam a pressão da rede de distribuição) que estão sendo implantados para ampliar o controle remoto no sistema de fornecimento de água.

“A ampliação do sistema de abastecimento de água de Panambi é uma obra de extrema relevância para garantir a expansão urbana e industrial do município, que se caracteriza com uma das principais cidades da região com maior potencial de crescimento e expansão industrial. São iniciativas que visam garantir o acesso contínuo e seguro de água potável para a população, reafirmando nosso compromisso com a comunidade e o desenvolvimento sustentável dos municípios. Trata-se de um investimento decisivo para atender à crescente demanda de água no município”, explica o gestor de relações institucionais da Corsan, José Roberto Ceolin Epstein.

Participaram também do encontro, realizado na última semana, o engenheiro responsável pela obra, Everton Luis Butzen, o coordenador substituto da Corsan em Panambi, Gilson Prestes Santos, e a equipe de secretários municipais.

_Fonte: Divulgação/Corsan_