Crime organizado tem contas bancárias bloqueadas em São Luiz Gonzaga

Na manhã da quarta-feira (22), a Polícia Civil, por atuação da DRACO de São Luiz Gonzaga, com a participação da Brigada Militar (14º BPM) executou 23 mandados judiciais em São Luiz Gonzaga e região, sendo 15 de prisão preventiva e 8 de busca e apreensão, tendo como alvo uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas, que tinha como base o Bairro Trinta, em São Luiz Gonzaga. 

As prisões decorrem de uma investigação que vem sendo realizada há 3 meses e que descortinou o modo de agir do grupo criminoso que divide o comando da traficância de drogas em São Luiz Gonzaga e região. Inicialmente, apurou-se que um apenado comanda parte do tráfico de drogas em São Luiz Gonzaga e região a partir do Presídio Regional de São Luiz Gonzaga, externando ordens por meio de visitas e contatos telefônicos. Abaixo dele, na hierarquia do tráfico, aparecem a companheira do preso (pessoa que agia como uma espécie de “gerente financeira do crime”, pois fazia o controle das movimentações bancárias e as cobranças). Abaixo, aparecem outros colaboradores da organização, divididos entre as funções de distribuir e vender as drogas.

Durante as investigações, foram apreendidas diversas porções de drogas, que constituem a prova da materialidade dos crimes praticados e sequestro em 15 contas bancárias, utilizadas para a movimentação do dinheiro dos traficantes.

 Participaram da Operação Policiais Civis lotados na DRACO, DP de São Luiz Gonzaga, SIPAC e DP de Santo Antônio das Missões, além de Policiais Militares do 14º BPM. Até o momento, 15 criminosos foram capturados. Um dos investigados ainda segue foragido, mas as Polícias Civil e Militar seguem nas buscas para efetivar a prisão.