Cruz Alta registra alto índice de estelionatos
Diariamente ocorrem registros de estelionatos na Delegacia de Policia de Cruz Alta.
De acordo com a Polícia Civil naquela cidade, somente no último final de semana foram quatro ocorrências.
Na primeira situação, a vítima relata que pesquisou em seu telefone celular o aplicativo bancário, percebendo que foi realizado um Pix-Pagamento dessa conta para uma pessoa essa desconhecida da comunicante.
Afirma que não foi quem efetuou tal transação e que não há ninguém autorizado efetuar transações em sua conta.
Na outra ocorrência, o comunicante percebeu que seu aplicativo bancário foi hackeado, e foi realizado um pix para pessoa desconhecida.
Informa que há alguns dias recebeu mensagens em seu celular como sendo da Equipe Correspondente Crédito Fácil do Banco, lhe oferecendo um empréstimo, tendo informado então seu CPF, CEP de seu endereço e o número final do NIS. Em seguida lhe foram solicitados os códigos enviados ao seu celular, tendo fornecido tais códigos.
Acredita que foi através desses códigos que os golpistas acessaram seu aplicativo bancário. No momento a vítima não consegue mais acessar o aplicativo do banco.
No terceiro registro na DP de Cruz Alta, a vítima comunicou que recebeu mensagens oriundas de uma suposta Instituição financeira de Investimentos, tendo conversado com a atendente que lhe ofertou uma redução na parcela de seu financiamento que possui em outro Banco.
Após envio do contrato de portabilidade, aceitou a proposta e enviou foto de seu documento para a efetivar a contratação. Ocorre que o dinheiro ainda não entrou em sua conta e acredita tratar-se de um golpe.
Na quarta ocorrência de estelionato em Cruz Alta, a comunicante informou na Delegacia de Polícia que tomou conhecimento de uma compra indevida em seu cartão de crédito.
A referida compra foi realizada em um site de uma loja de departamentos.
Disse que já informou ao banco que não reconhece a compra e solicitou o estorno do valor, sendo orientada a efetuar o presente registro de ocorrência.
Garantiu que não emprestou seu cartão para terceiros.
De acordo com levantamento feito pela Redação da Sulbrasileira, no período de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano foram registradas na Delegacia de Policia de Cruz Alta 519 ocorrências de estelionatos.
Já em 2022, de 1º de janeiro a 30 de dezembro foram 565 ocorrências de estelionato registradas na Delegacia de Polícia daquela cidade.